Mitos e Verdades: Alimentos

Todos tentamos viver uma vida mais saudável seja com práticas esportivas ou uma boa alimentação. Apesar disso, ainda existem muitos mitos e verdades para o preparo dos alimentos. Vamos desvendar esse assunto?

VERDADE

– No micro-ondas, o cozimento não ocorre de forma homogênea, por isso, os alimentos devem ser picados em pedaços pequenos para evitar que alguma parte fique crua.

– Vinho, cachaça e outras bebidas utilizadas em risotos e outras receitas perdem todo o teor alcoólico e, consequentemente, podem ser consumidas por crianças, gestantes e outras pessoas com restrição a álcool.

– Formas e espátulas de silicone não liberam substâncias nocivas ao organismo e podem ser usadas com segurança.

formas de silicone

– Colher de pau e tábua de madeira favorecem a proliferação de bactérias e fungos?

colheres de pau (1)

– A utilização de panela de ferro faz com que este metal migre para o alimento, proporcionando benefícios para os vegetarianos, que têm carência desse nutriente.

– Produtos de alumínio e aço inoxidável contaminam os alimentos com elementos químicos.

6855865SZ

– Não é recomendável acender a churrasqueira com querosene, gasolina, álcool e tíner, pois estas substâncias são absorvidas pelos alimentos que estiverem sobre a grelha.

– O uso de grill elétrico com chapa inclinada diminui a gordura presente na carne.

grill

– O consumo excessivo de churrasco pode levar ao desenvolvimento de câncer, pois a gordura da carne, ao respingar no carvão quente, forma substâncias tóxicas, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA).

– Para as verduras e legumes, o método de cozimento mais saudável e o que preserva maior quantidade de nutrientes é o vapor.

– Mamadeiras, garrafas de água e acessórios de plástico que contenham a substância bifesnol-A (BPA) estão vetados, pois oferecem diversos riscos à saúde.

– Não há problemas para a saúde do bebê em aquecer mamadeiras utilizando micro-ondas.

– No preparo da salada, as folhas devem ser rasgadas, em vez de cortadas com faca, para aproveitar integralmente todos os nutrientes.

– Para a carne ficar mais macia, deve-se deixá-la descansando por algumas horas em marinadas.

PARCIALMENTE VERDADE

– Bater frutas, legumes e verduras no liquidificador não reduz a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos.

mulher-cortando-frutas-mulher-usando-liquidificador-1346945238050_956x500

MITO

– Ao cozinhar batata, vagem, brócolis, couve-flor ou qualquer outro alimento em água quente, é recomendável esperar a água ferver antes de colocá-los na panela. Isso reduz a perda de nutrientes.

panela-com-agua-fervendo-cozinhar-cozinhando-1346778797784_956x500

– Alimentos crus são mais saudáveis e devem sempre ser priorizados.

– Alimentos preparados ou aquecidos no micro-ondas absorvem ondas de radiação e oferecem riscos para a saúde.

– Alimentos congelados são menos nutritivos que as versões frescas.

INCONCLUSIVO

– Quando estão desgastadas, as panelas antiaderentes liberam substâncias nocivas ao organismo.

 

Para a matéria completa clique aqui!!!

Fonte: UOL

 

Beijos, Deb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s