Meu Mochilão na Europa

Bom, vou começar esse post voltando em 2008!

Eu adoro viajar, estudar e fazer intercâmbio! Já fiz 3 intercâmbios e acho que parei por ai, mas minhas viagens não acabaram! Quando eu tinha 16 eu morei 2 meses em Vancouver no Canadá e fiz curso de inglês no Berlitz na época! Em 2006 eu morei em Santa Bárbara, Califórnia nos EUA e fiz 1 ano de faculdade na UCSB (top), eu ia ficar 4 anos mas resolvi ficar só um, mas amei demais! Em 2008 eu morei em Barcelona e estudei espanhol na Enforex por 2 meses também e foi outra viagem marcante com experiências únicas que vou compartilhar um pouquinho nesse post!

Meu sonho era fazer um mochilão na Europa e foi em 2008 que eu aproveitei o fato de já estar na Europa e pus o pé na estrada, ou melhor, nos trilhos! Eu separei 3 semanas entre Natal e Reveillon para viajar e conhecer um pouquinho do velho continente. Em 2 finais de semana aleatórios, enquanto estudava, visitei Londres e Lisboa então eles não entraram no mochilão, então até pude ter mais qualidade nesses dois países porque fiquei 4 dias em cada!

Vou começar explicando o que é o Eurail! É também conhecido como Europass (tcharan!). Tem 4 modalidades ( Global, Select, Regional, One Country) e seguindo a ordem no Global você pode visitar até 24 países, no Select são de 3 à 5, no Regional são 2 e o One Country é apenas um!). Além das modalidades tem o período da viagem também. Você escolhe tudo de acordo com o que você quer! Os períodos vão de dias ou meses contínuos de viagem onde você pode viajar para qualquer lugar durante aquele tempo mas também tem 10 dias em 2 meses ou 15 dias em 2 meses. Eu escolhi o 10 dias em 2 meses onde você pode viajar de trem em 10 dias aleatórios dentro dos 2 meses, podendo permanecer em qualquer cidade pelo tempo que você queira dentro dos 2 meses né? Essa questão de 10 dias é bem legal porque você pode ir para mais de um lugar no mesmo dia, principalmente os pertos, sendo que continua contando como 1 dia. E para trens noturnos que percorrem distâncias maiores também conta no mesmo dia, não é demais? Você economiza muito tempo e viagem! Dentro do valor do Europass já está incluido as passagens mas não as taxas de embarque que variam entre 1 euro à 5 euros, e nem todos os trens precisam de reserva!

Um dos motivos principais de eu ter escolhido viajar de trem pela europa é que além das estradas serem deslumbrantes e os trens super rápidos, é muito fácil na hora em embarcar e desembarcar! Não tem aquela burocracia toda de aeroporto sabe? Você não precisa fazer check-in, estar muito tempo antes da hora de saída, é só chegar uns 20 minutinhos antes e entrar no trem! Simples assim! Além de que todas as estações são no centro das cidades, quer coisa mais fácil que isso? Os aeroportos são longes, tem que pegar taxi ou trens especiais para chegar, mas as estações de trem são todas centrais, você já chega no meio da cidade, desembarca e vai para o hotel, ou melhor, o hostel! Esquema de mochilão é bruto! Eu não fiz nada antes, só comprei o Europass que chegou na minha casa em Barcelona, na época paguei 500 dólares mais ou mesmo (a mesma modalidade custa agora 795 dólares, porém na época eram 18 países e agora são 24!!).  Nas cidades anteriores eu definia quanto tempo queria ficar e entrava em uma internet (naquela época não tinha tantos smartphones..etc) e já marcava o próximo hostel no Hostel World e ia para a cidade! Tive essa facilidade porque era inverno e época que os hostels não são tão cheios, creio que no verão é melhor planejar algo antes!!

Eu peguei um vôo de Barcelona e fui parar em Paris para o Natal! É deslumbrante, quando vi aquilo tudo fiquei maravilhada! Foram 4 dias intensos e inesquecíveis! Tudo é tão lindo, é tanta coisa para ver que eu confesso que 4 dias em Paris não é o suficiente! Graças à Deus, ano passado pude voltar por 8 dias mas mesmo assim ainda tem coisa que eu não vi e pretendo voltar na Primavera porque quero ver demais os Jardins de Monet que no inverno nem abre e não tem nada!

Paris - França

Paris – França

Chegando em Paris já reservei a passagem de trem na Gare du Nord para Strasburg que fica na França na divisa com a Alemanha. É uma cidadezinha super charmosa! É uma das cidades mais natalícias do mundo! Fiquei lá durante uns 3 dias e já parti para Munique!

Strasburg - França

Strasburg – França

Strasburg - França

Strasburg – França

Strasburg - França

Strasburg – França

Em Munique eu cheguei bem cedo, deixei a malinha (sim fiz mochilão com aquelas malinhas pequenas de puxar e foi o pior erro da minha vida, mas tudo bem! haha) no locker na estação de trem e fui conhecer a cidade! Fiz em dezembro/janeiro e estava um frio no cão! Os lagos congelados, super frio, mas a cidade é tão linda!! Ali eu comecei a apaixonar com a Alemanha! Não sei explicar, não tinha nenhuma expectativa e me encantei com a Alemanha! Gostei do pessoal, gostei da comida, dos pontos turísticos, da lingua diferente! Achei tudo demais!! Eu achei o alemão tão parecido com o inglês que quando as pessoas falavam eu não tinha tanta dificuldade, achei estranho isso mas bem legal! Além de que todo mundo fala inglês então é super fácil se comunicar! : )

Marienplatz - Munique - Alemanha

Marienplatz – Munique – Alemanha

Peguei o trem noturno para Berlim, que surpresa, Berlim é maravilhoso!! Não tinha idéia de como era a Alemanha e gostei de tudo! Adorava os pães com linguiça, o que hoje eu não consigo nem comer, mas na época eu comia toda hora, haha! As feiras abertas eram lindas, os memoriais, o muro de Berlim, o Brandenburger Gate, tudo!! Passei o Reveillon lá, fui para o alto de uma montanha onde todo mundo que não foi ao Brandenburger Gate vai e teve fogos e cada coisa mais linda! Ainda fui abençoada com muita neve no dia seguinte, neve até o meio da canela, lindeza!!! ❤

Tiegarten no inverno - Berlim - Alemanha

Tiegarten no inverno – Berlim – Alemanha

Memorial do Holocausto - Berlim - Alemanha

Memorial do Holocausto – Berlim – Alemanha

Brandenburger Gate - Berlim - Alemanha

Brandenburger Gate – Berlim – Alemanha

O próximo destino foi Praga! Amei Praga! Contei no post sobre o Leste Europeu a diferença que eu senti quando pisei em Praga. É bem mais pobre, mais velho, ninguém fala inglês, você não entendi uma placa, mas tem uma beleza incomparável! Praga é lindo! A arquitetura, as praças…ufaaa! Fiquei 4 dias usufruindo, passeando, conhecendo, vivenciando aquela cultura!! Mas tava um frio do cão e aquele gelo típico de leste europeu! Foi um dos lugares mais gelados que eu fui na vida, mal conseguia pisar na rua, aquele vento cortante na face, mas era tudo tão lindo e diferente que eu ficava o dia todo andando e andando!

P1000942.JPG

Relógio Astronômico – Praga – República Tcheca

Praga - República Tcheca

Praga – República Tcheca

De praga segui viagem para Viena na Áustria! Fiquei apenas 1 dia mas já foi o suficiente para me encantar e querer voltar! A Áustria é linda e gelada, haha! Eu adorei a arquitetura, só tem palácios e castelos! É maravilhoso! Amei uma feira ao ar livre que estava tendo! Foi o lugar do melhor hostel que eu fiquei, ele chamava Wombat’s, tinha em Berlim também mas estava cheio! O hostel era lindo, limpo, tinha uma cozinha e um bar! O legal de ter bar é porque você conhece muita gente de outros países e essa troca cultural é o mais importante do mochilão! Eu sempre procurava hostel com bar, café da manhã e cozinha, porque eu cozinhava toda noite para economizar! Fiquei craque eu olhar hostel no Hostel World!

Viena - Áustria

Viena – Áustria

Viena - Áustria

Viena – Áustria

Poderia ter ficado mais, mas foi hora de seguir viagem e ir para um país mais quentinho: Itália!! Cheguei por Veneza! Sinceramente eu não gostei de Veneza. O destino que de muitos é um dos preferidos e mais charmoso, não foi o meu! Cheguei na Itália e os trens já começaram a atrasar, foi impressionante, mas divertido vivenciar aquilo tudo ao mesmo tempo! Não sei se foi porque estava nublado o tempo todo que eu estive em Veneza mas achei feio, sujo e muito velho! Apesar disso fui num museu lindo, que já não lembro o nome, e comi a melhor pizza da minha vida!! Fui num restaurantezinho perto do meu hotel e pedi uma pizza sem qualquer expectativa, nuhhhh, feita na hora, com uma massa e uma muçarela que nunca tinha experimentado antes! Delícia! Fiquei 3 dias por lá, gostei da paisagem, mas confesso que não achei nada demais! O marido quer conhecer a Itália e provavelmente vou voltar lá, vamos ver se a cidade me conquista da próxima vez : )

Piazza San Marco - Veneza - Itália

Piazza San Marco – Veneza – Itália

Veneza - Itália

Veneza – Itália

Peguei o trem novamente com destino à Florença! Fiquei 1 dia inteiro! Fiquei na rua da Galleria dell’Accademia onde fica o Davi de Michelangelo, fui na Piazza do Duomo que tem em todas as cidades da Itália praticamente e conheci muita coisa por lá. Gostei sim mas nada demais, não fiquei deslumbrava, não sei se foi porque já tinha viajado muito e estava cansada!

Duomo - Florença - Itália

Duomo – Florença – Itália

Davi de Michelangelo - Florença - Itália

Davi de Michelangelo – Florença – Itália

De lá fui para o destino final: Roma! Já não tinha muitas expectativas com a Itália quando tudo caiu por água abaixo! Eu fiquei encantada com Roma! Aquela cidade respira história e foi por esse motivo que elegi minha cidade preferida na Europa (das que eu visitei claro!). Cada lugar que você anda, você olha para o lado e lá está o Coliseu, as ruínas do fórum romano. O museu do Vaticano é outra coisa de louco de tão lindo! A capela Sistina é igual a Monalisa, bem pequena que eu até achei que estava no lugar errado, mas é lindo também! Vi uma múmia, algo de louco, com cara e tudo, bem conservada! Essa foto depois vai ter que aparecer por aqui! A Fontana di Trevi é umas das coisas mais lindas que eu já vi! Também adorei a comida, os gelatos, pizzas, até o Mc Donalds lá eu amei! haha Tinha umas opções diferentes!

Catacumbas - Roma - Itália

Catacumbas – Roma – Itália

Fontana di Trevi - Roma - Itália

Fontana di Trevi – Roma – Itália

Coliseu - Roma - Itália

Coliseu – Roma – Itália

Ruínas - Roma - Itália

Ruínas – Roma – Itália

Gente, é tudo algo que existiu no passado e você já leu sobre isso ou estudou! É diferente de Paris por exemplo onde tudo foi construído, a Torre Eiffel foi um presente assim como o Arco do Triunfo. Em Roma não, tudo foi utilizado, teve um sentido! O melhor passeio de todos foram às catacumbas! É mais afastado, mas foi o lugar que mais me tocou na vida! Eu fiquei realmente muito emocionada lá! Ve aquele lugar onde tantos cristãos faziam suas reuniões e eram tão perseguidos pelo Império Romano! Foi uma experiência única na minha vida, além das lindas paisagens!!

Peguei um avião e fui de volta para Barcelona! Era possível pegar uma balsa de Roma para Barcelona e demoraria uns 2 dias, mas eu já estava cansada e fui de avião para casa 🙂 Foram 3 semanas intensas, únicas, onde vivenciei coisas que nunca antes tinha vivenciado! A gente cresce, aprende, se desenvolve, e tudo vai acontecendo interiormente! Acho que todo mundo tem que ter uma experiência assim na vida! Eu super aconselho, principalmente a viajar de trem! É demais! Não tenho fotos para postar especificamente da viagem porque está em outro computador, então vou colocar fotos do google, mas assim que der vou fazer um post só de fotos dos países tiradas por mim!

Foram 8 países no total: Espanha, França, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Itália, além da Inglaterra e Portugal nos finais de semana!

Vi e vivi coisas que vou levar para o resto da minha vida!

Beijos, Deb!

3 comentários sobre “Meu Mochilão na Europa

  1. qt vc gastou nesse mochilão? estou com vontade de fazer um mas em um tempo maior, em alguns meses, vou esperar acabar a faculdade e trabalhar pelo menos um ano para juntar dinheiro.

  2. Oiii, adorei o post pois eu quero fazer intercâmbio de 1 mes mais mochilao pela europa por uns dias. Vc teve algum problema na imigração por sua volta ser depois do término do seu curso? Vc fez seu intercâmbio por que agência?

    • Ei Samara…
      Então..na verdade eu fiz o mochilão da época de férias do curso (periodo entre natal, ano novo..) e depois fiz mais 1 mes de curso de espanhol. Acredito que vc nao terá problema não porque pode ficar até 3 meses na europa sem precisar de visto!!

      Na época fechei o curso com a Artha (estudei na Enforex em Barcelona).

      beijos

Deixe um comentário

