Como planejar sua viagem: Quando viajar

aviao-por-sol

Ao planejar uma viagem uma das coisas mais importantes é decidir quando visitar determinado destino. Cada lugar tem um clima diferente e a escolha da época é imprescindível para que a viagem seja maravilhosa.

Tem 2 pontos que consideramos essenciais para o sucesso da sua viagem:

1) Alta e baixa temporada: faz diferença?

Com certeza faz muita diferença! Se você tem a opção no seu trabalho de viajar fora das principais altas temporadas (julho e janeiro) é a melhor pedida. Também tem que ficar atento à alta temporada do seu destino. Por exemplo se você vai para a Europa deve atentar que a alta temporada é em Agosto, o que não é o mesmo no Brasil, porque lá é o auge do verão europeu. Logo, tudoooooo, mas tudo mesmo é bem mais caro nessa época, tudo mais lotado também. A mesma coisa acontece com os Estados Unidos, todas as principais atrações e cidades (Disney, California, New York) são lotadas em agosto que são as férias escolares por lá! #superdicacasadinhas: atente-se também aos feriados escolares principalmente para ir à Disney, sendo o Spring Break em uma semana de Abril e Christmas Break claro na semana do Natal! As filas dos parques nessas épocas são enormessss e entediantes.

insolacao entrada-disney-lotada

Agora se você não tem opção, é estudante ou já tem filhos, procure passagens aéreas com promoção e encare os altos preços! Existem muitas opções de promoção para a Europa em janeiro, já que lá faz muito frio e não é considerado alta temporada. Em 2012, a Débora conseguiu uma super promoção na TAM para Paris, cada passagem saiu por R$1500,00 e foi uma ótima pedida! Agora, destinos no Brasil são super caros, muitas vezes bem mais que os internacionais!

2- Atenção às estações do ano, podem ajudar ou acabar com sua viagem!

Se você sonha com uma viagem à New York e escolhe o final de janeiro para ir, você está correndo grandes riscos de ter seu sonho comprometido. É uma época muito fria, grandes chances de nevascas que fecham aeroportos, impossibilitam as pessoas de passearem na rua… ou seja, sua viagem pode se tornar um pesadelo!

AF8BA2D5A0836297ECDE504A6576BA 191542-0594-ga

Do mesmo jeito se você planeja visitar o Pantanal ou a Amazônia, tem que estar atento aos períodos de cheia, porque será uma viagem perdida, já que você não consegue chegar nos lugares (a não ser de barco) e a viagem pode não ser tão agradável (com chuvas constantes e alagamentos!).

inunda

O melhor a se fazer é pesquisar bastante a melhor época para visitar um lugar. Em lugares onde as estações do ano são bem definidas eu sugiro uma viagem na primavera ou no outono. O clima é bem agradável e as cidades ficam muito bonitas! Mas se a ideia é curtir uma praia, verão é sempre bom! Já se você não gosta de frio ou neve, fique longe dos invernos mais rigorosos e prefira cidades com inverno mais ameno.

Veja abaixo um super resumo dos principais destinos dos brasileiros e as melhores épocas para viajar:

EUROPA:

– França / Inglaterra: Março a Novembro. Fora disso você pode pegar muito frio (*);

– Suíça / Alemanha / Áustria / R. Tcheca / Rússia e demais vizinhos: Abril à Outubro. Fora isso você pode pegar muito frio (*);

– Espanha / Portugal / Itália: Consideramos que você pode ir em qualquer época do ano, pois o inverno não é tão rigoroso (normalmente);

– Grécia e Croácia: Abril a Setembro. Esses países são conhecidos por suas ilhas e verão. Saiba que, se você deseja conhecer as ilhas gregas, em Novembro por exemplo quase tudo está fechado!

EUA:

– Flórida (Miami, Orlando): Qualquer época do ano (em relação ao clima). Fuja do Spring Break, Summer Vacation (especialmente Orlando) e época do Natal e Reveillon (a não ser que você queira enfrentar o calor e a multidão nos parques). ps: Tem várias cidades na Florida (Destin, Panama Beach, Miami Beach, Key West, Pensacola Beach, St Petersburg…) que são excelentes no verão porque tem praias boas, mas também é bem cheio. Esteja ciente disso antes de reservar!

– NYC / Washington / Boston / Chicago / Denver e todos os estados do norte do país: Março a Novembro. Se seu objetivo é turistar e não esquiar, nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro, você pode pegar um frio além da medida! (*)

– Las Vegas, Nevada: Evite o alto verão americano de Junho a Setembro, pois as temperaturas podem chegar acima de 45 graus! Lá é deserto!

–  California: Sem muita restrição;

CANCUN : Temporada oficial de furacões é entre Junho a Novembro, mas os meses mais arriscados são principalmente Setembro e Outubro.

DESTINOS NACIONAIS:

Os destinos nacionais são mais conhecidos e devem ser analisados levando em consideração baixa e alta temporadas e principalmente chuvas. Isso não deve te impedir de viajar, mas sim te alertar. Por exemplo, todos nós sabemos que no mês de Janeiro tem muito mais chance de chuvas nas prais do RJ, ES e também de Santa Catarina, porém também sabemos que nessa época essas praias são super frequentadas e o sol sempre sai para dar um oi! Já no Nordeste existe menos chance de pegar chuva…

Outro ponto legal a ser destacado são os destinos do inverno brasileiro:  Gramado e Canela, Tiradentes, Petrópolis, Campos do Jordão… cidades famosas pelo seu charme em Junho, Julho e Agosto.

(*) A não ser que você esteja fazendo uma viagem para esquiar!

DESTINOS COM NEVE:

– Chile: Neve garantida final de julho, agosto e setembro! Não é regra, a Paula esquiou tranquilamente no final de junho desse ano.

– Argentina (Bariloche): Neve garantida em agosto, setembro. O marido da Débora já foi no meio para o final de julho e encontrou a montanha pelada. Claro que varia de ano para ano, mas garantia mesmo é mais em agosto!

– Estados Unidos e Europa: As estações já começam a abrir em dezembro, mas a partir de janeiro é mais garantido. O auge do inverno é sempre em fevereiro. Algumas estações fecham no final de março.

Esperamos que esse post ajude muito a vocês! Lembrando que estamos a disposição para qualquer ajuda, seja por e-mail (blogcasadinhas@gmail.com), seja pelo Instagram (@blogcasadinhas) por aqui mesmo nos comentários! Sempre pesquise, procure o melhor destino para a época das suas férias, mas claro, não existe nenhuma regra fixa pois sempre da para aproveitar qualquer lugar em qualquer época, não é verdade?

Beijossss,

Paula e Débora!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s