Como planejar sua viagem: Orçamento

Na nossa opinião, não há como começar a pensar em uma viagem sem saber mais ou menos qual seria o custo dela. Sim, nós confessamos: SOMOS VICIADAS EM FAZER ORÇAMENTOS DE VIAGEM! Já fizemos dezenas de programações de roteiros e junto (claro) o orçamento… Temos orçamentos para uma viagem à Bariloche, ao Leste Europeu e até para o Japão prontos, mesmo não sabendo quando essas viagens efetivamente se realizarão.

Cifrão-2

  1. Como nós fazemos nosso orçamento:

De tanto viajar, acabamos tendo uma boa noção dos principais gastos e criamos alguns padrões. Abaixo estamos colocando um exemplo real de um orçamento inicial (aquele básico) de uma viagem programada por nós (mas nunca realizada, hahaha) para 2 pessoas, duração total de 15 dias, sendo os destinos Miami, Orlando e Cancún (a gente normalmente coloca tudo para cima então sempre conseguimos ficar dentro do orçamento!)

planilha

Como orçar principais gastos:

Passagens: Olhar qual o preço da passagem do destino desejado (ida e volta) em preço normal (fora da promoção), pois se aparecer uma promoção você acaba saindo no lucro(!).

Comida: Normalmente colocamos um valor padrão de comida de U$ 100 por dia (para o casal). Esse é o NOSSO padrão e claro que modificamos em caso de necessidade. Alguns exemplos reais de modificação que já fizemos: em uma viagem para Paris já acrescentamos um valor extra para um jantar no barco no Rio Sena, em uma viagem para os EUA já reduzimos nosso orçamento para U$ 80 por dia sabendo que iriamos tomar café da manhã em casa e economizar… e por aí vai. Mas partindo do padrão de U$ 100 por dia, fazemos então os ajustes necessários.

Outra dica também é já pesquisar alguns restaurantes muito recomendados (tipo aqueles que você não pode perder) e já dar uma olhada no menu para saber mais ou menos o custo. No tripadvisor você pode ver o ranking dos melhores restaurantes de cada destino.

Hospedagem: Hospedagem é o mais fácil. Nós sempre reservarmos nossos hotéis, albuergues, B&B e pousadas pelo Booking.com. Lá você já sabe exatamente quanto pagará no lugar escolhido e até a forma de pagar, se será com antecedência pelo cartão ou se apenas lá na hora do check out etc.

Compras: Todos sabem que existem destinos excelentes para compras, como por exemplo, os EUA. Existem outros destinos que as vezes não são tão famosos por suas pechinchas, porém nós mulheres sabemos que toda viagem para ser perfeita precisa ter algumas compras, correto? Por isso nossa dica é: faça também uma planilha com o que você irá comprar e também o preço máximo que você pagaria por isso. Segue abaixo exemplo (este é fictício, inventamos para mostrar pra vocês, mas é o modelo que usamos, simples e prático):

planilha 2 cópia

  1. Como economizar

Se você é como a gente e prefere gastar dinheiro com várias viagens ao invés de fazer poucas com luxo, esse post é para você! Vamos passar algumas dicas de como nós economizamos:

Passagens:

* Fique de olho nas passagens aéreas e nas promoções. Sempre olhamos no site dos Melhores Destinos antes de comprar qualquer passagem para termos uma ideia de quanto a passagem pode chegar. Eles sugerem começar a olhar com antecedência média de 3 meses, mas como somos super ansiosas, quando decidimos nosso destino olhamos freneticamente, todos os dias…e um belo dia acaba que encontramos uma mega promo e compramos, claro! Os sites que olhamos (mas não compramos por causa das taxas!!) são: Submarino Viagens, Decolar, Expedia.com, Skyscanner.net

decolar

 

expedia

* Apesar de olhar em sites diferentes, uma dica é verificar se existe a mesma promoção no site da companhia aérea porque geralmente as taxas são bem menores! Faça sempre uma pesquisa geral antes e em vários sites porque as tarifas diferem!

Hotéis:

* Como já comentamos acima, normalmente reservamos nossos hotéis pelo Booking.com ou algum site que tenha cancelamento grátis porque assim fica mais fácil de cancelar caso encontremos uma outra promoção. Normalmente também reservamos vários ao mesmo tempo (com possibilidade de cancelamento grátis), pois assim depois quando decidimos qual é realmente o melhor, cancelamos os outros! Uma vez já chegamos a marcar uns 5 hotéis para a mesma cidade! Outra dica importante é entrar no site do próprio hotel para ver se tem alguma promoção especial, pois já encontramos mais barato que no próprio Booking.com!

booking

* Após reservar nosso hotel (ou vários, haha) no Booking.com, gostamos de acessar o site do Tripadvisor para ver se existe algum outro site que não seja o Booking que está oferencendo o mesmo hotel por valor mais barato. E pelo TripAdvisor também vemos centenas de milhares de avaliações de quem já esteve nesses hotéis. Uma coisa que gostamos muito desse site é que lá não tem apenas as fotos oficiais dos hotéis (que sempre são lindas, né? Mesmo o hotel sendo ruim) e sim as fotos que os próprios viajantes que ficaram nesses hotéis colocam. Essas sim mostram a realidade!

tripadvisor

* Nós sempre procuramos por hotéis o mais em conta possível! Procuramos algo que seja agradável, mas sem nenhum luxo (na maioria das viagens), afinal, hotel em viagem de bater perna só serve para dormir!

* Para saber seu gasto real, faça como nós fazemos. As vezes ficar em um hotel muito afastado das atrações turísticas, apesar de ser mais barato, vai te fazer gastar mais com transporte. Por isso, veja a diferença dos preços dos hotéis, calcule o gasto com o transporte, coloque tudo na caneta e decida pelo mais barato! Assim não tem erro!

* Para economizar é ideal que o hotel tenha café da manhã incluso. Dessa forma você já acorda, come direito e já evita de gastar na rua! Ou então, outra boa opção é um hotel com mini cozinha, pois assim você poderá fazer suas compras de café da manhã no supermercado, que certamente é mais barato do que comer na rua.

* Ficamos em hostels (alburgues) sim!  Porém, desde que casamos nunca mais ficamos em quartos compartilhados com outras pessoas, mas sim em quartos privados com banheiro compartilhado (com outro casal!) e não tivemos problema nenhum nessa experiência! Em um mochilão pela Europa, por exemplo, já ficamos em 10 hostels e nunca houve qualquer problema! Na cultura de quem viaja hostel é super seguro e uma ótima opção para economizar. Além disso, já que vamos no hotel só para dormir, dormir em hostel não faz tanta  diferença! Se você deseja ficar em hostel, escolha um que tenha cozinha! Não é todo hostel que tem café da manhã incluso, mas muitos tem geladeira e cozinha. Logo, você pode comprar algumas coisas, guardar e ainda cozinhar! Se você vai fazer uma viagem maior e não quer gastar dinheiro comendo fora todo dia, a cozinha é excelente para isso! Comida oficial de viagens: espaguete!! hahah. O melhor e mais barato site para reservar hostels é o Hostel World!

Aluguel de carro:

* Para reservas de carro, aconselhamos reservar com bastante antecedência. Normalmente nós olhamos em todos os sites disponíveis e fazemos cotações diferentes. Tem um site alemão muito bom e bem barato, não tem tradução, mas vale muito a pena reservar lá. Para uma de nossas próximas viagens, reservamos na Europcar (diferente país do que eu vou)  que ficou bem mais barato do que nas empresas locais. Também cotamos no Expedia.com (nunca no .com.br) e no Rentalcars. O preço varia bastante então reserve algum que te atenda e espere abaixar para trocar! O segredo é pesquisar muito!

Alimentação:

* Outra dica para economizar é não comer em restaurantes em todas as refeições. Tem muita gente que come Mc Donald’s para economizar, mas depois que decidimos nunca mais comer essas porcarias, buscamos outras opções. Nas cidades sempre existem delis, kebabs, cachorro quente, padarias maravilhosas, empanadas…enfim, cada local tem uma comida diferente que você encontra fácil e sai bem mais em conta! Acabam sendo mais lanches completos do que jantar ou almoço propriamente ditos. Sugerimos que você faça isso, pois trará uma economia satisfatória, tome café da manhã no hotel ou via suas compras de supermercado, escolha ou o almoço ou o jantar para fazer uma refeição mais chique e ou o almoço ou o jantar para comer um lanche mais barato!

Internet:

* Uma dica para usar internet de graça é usar as dos Mc Donald’s, da loja da Apple ou dos Starbucks. Sempre tem internet wifi liberada e você ainda pode assentar e descansar um pouquinho!

Transporte:

* Para economizar com transporte, muitas cidades oferecem o passe da semana para o metrô e os ônibus. Sempre vale muito a pena, já que por dia a gente pega muitos trechos diferentes para conhecer a cidade! Outra dica valiosa é trocar aquele tour oficial do ônibus Hop on Hop off pelo trajeto de metrô ou ônibus, você já vai economizar bastante (a não ser que você tenha dificuldades de locomoção!)

* Evite pegar taxis começando do aeroporto. Sempre descobrimos um trajeto alternativo do aeroporto para a cidade, seja ele trem, ônibus, suttle compartilhado, metrô, mas nunca bendito taxi que sempre são mais caros e em alguns países você corre o risco de receber dinheiro falso de troco. Fiquem espertos!!!

 

Afinal,

Planeje, planeje, planeje e planeje mais um pouco! Use essas 3 dicas para economizar:

1- Prepare bem a mala (faça um checklist, não deixe para comprar as coisas lá como shampoo, pasta de dente, adaptador…essas coisas gastam muito dinheiro que você poderia gastar aproveitando a viagem!);

2- Faça um bom roteiro para não perder dinheiro com idas e voltas em lugares que já poderia ter ido;

3- Compre passagens de trem e avião com antecedência (3 meses é o ideal!).

 

Espero que vocês tenham gostado de mais esse post do Casadinhas! Continue com a gente ❤

Beijos,

Débora e Paula

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s